quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

São Thomé das Letras / MG

E ai galera!

2010 foi um ano difícil e sem recursos mas deu tempo de fazer uma viagem. rs...
Desta vez o destino foi São Thomé das Letras, um destino já conhecido por muitas pessoas tanto pela beleza quanto pelo misticismo.

 


Uma cidade feita de pedras

Depois de um ano inteiro de muito trabalho e pouco dinheiro(rs...) nós só pensávamos em descansar, e foi isso que nós fizemos. Dormimos praticamente a manhã toda e só demos uma saída no meio da tarde pra conhecer um pouco da cidade, sua arquitetura, artesanatos e alguns bares. Acredito que 75% da cidade seja feita de pedra. Casas, comércio e até igrejas dando um ar de mundo antigo à cidade.





Vale das Borboletas

As cachoeiras são longe do centro da cidade é o acesso para ir a pé é longo, mas existe um ônibus e muitos guias que levam os turistas até elas. Como bons pobres fomos a cachoeira a pé mesmo. A primeira delas foi a do Vale das borboletas, que fica próxima a estrada pra Três Corações. Para quem deseja uma bela massagem as águas em alguns pontos são pesadas.








Presenças Ilustres

Não podemos deixar de falar de duas presenças ilustres nessa viagem. Uma foi a Dona Cida, uma moradora da cidade que encontramos no caminho. Ela vive bem perto da cachoeira e nos presenteou com sua presença, além de fazer um dos melhores pastéis de queijo que já comemos na vida. A massa é caseira e tem um sabor maravilhoso. Recomendo a todos que forem no vale das borboletas. Outra presença foi a dona Maria de Barro (João de Barro fêmea) que mora em uma árvore logo em frente ao humilde comércio da Dona Cida. Enquanto apreciávamos a bela massa do pastel ficamos admirando a Maria cuidando de seus filhotes no ninho.



Outras cachoeiras

Outras cachoeiras que tivemos o prazer de visitar foram a cachoeira do Lúcio, Véu de Noiva e Paraíso.
O caminho pra quem vai a pé é muito, muito, muito longo, e pra ajudar ainda pegamos uma baita chuva no caminho. Com sorte, depois de molhar muito, conseguimos uma carona com um casal de bom coração que nos acompanhou durante o restante do trajeto de ida e em toda a volta. Infelizmente não conseguimos mergulhar nessas águas, pois a chuva deixou as águas bem pesadas e perigosas.






Outra fonte de renda (Pedra São Thomé)


Outra fonte de renda da cidade são as famosas Pedras São Thome, que são usadas para decoração de várias maneiras. Infelizmente essa atividade não preserva a natureza como o turismo o faz. Vimos grande parte da cidade degradada para extração da pedra. Só Deus sabe onde isso vai parar.



Pontos Turísticos

A cidade é dotada de vários pontos turísticos além das cachoeiras. Parques ecológicos, restaurantes, bares, lojas de artesanatos e muitos hippies nas ruas. Muitos mesmo! O mais conhecido e freqüentado é a Pirâmide. Ao entardecer muita gente sobe  lá para ver o pôr do sol e acredite, a visão é indescritível. Pra fechar com chave de ouro encontramos uma belíssima flor, que eu não sei de qual espécie, entre as rochas onde se encontra a pirâmide.







Para ver mais fotos de São Thomé das Letras clique aqui

3 comentários:

Léo disse...

Muito obrigado pela força e um parabéns aqui pelo seu site! Boas dicas e bons posts... Parabéns! São Tomé é uma bela cidade de boas energias! Um grande abraço
Comunidade Camping Brasil
www.brasilcamping.com.br

FalaTurista disse...

Que lugar belo! Lindas fotos, parece ser um lugar bem calmo! Parabens pelo blog!

Mariana

Thata Ellen disse...

Olá estou facinada por são thome e todos os comentarios que escutei, quero ir lá o mais rapido possivel, mas estou com duvida pois ouvi falar que tudo é distante e sem carro é impossivel visitar as cachoeiras e as outras belezas da cidade. Isso é verdade?