sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Barão de Cocais / MG

E aí aventureiros? Hoje vamos dividir com vocês a viagem mais improvisada desde o início desde blog, com direito a camping no meio do mato longe de qualquer civilização humana.

É Carnaval

Em pleno Carnaval/2011, nós do @vimprovisadas resolvemos arriscar um encontro não combinado, no meio do caminho, com um outro grupo de aventureiros loucos em Barão de Cocais/MG. Detalhe: resolvemos viajar na sexta, mas a rodoviária estava lotada e não havia mais passagem pra sexta nem pra sábado, então nos restou ir no domingo. Além de correr o risco de não encontrar ninguém, pois não sabiam da nossa presença, uma chuva enorme nos acompanhou durante toda a viagem. Por sorte, ou força do destino, encontramos uma amiga que fazia parte do grupo de loucos. Como nosso único interesse era a cachoeira e o contato com a natureza, seguimos viagem.

Rumo a cachoeira

Além do tempo bem ruim, as cachoeiras ficam muito...muito longe da cidade. Nós e mais 4 pessoas caminhamos por aproximadamente 1,5hrs entre morros e muitas pedras com bagagens pesadas.
Felizmente ainda existem pessoas boas neste mundo! Encontramos uma delas pelo caminho. Um rapaz estava de carro e deixou dois de nós e toda a bagagem até uma passagem, que segue para a cachoeira, com um pequeno riacho. Dessa passagem, andamos mais meia hora pra chegar no local onde o restante do povo estava acampado.

Comes e Bebes

Como fomos acampar no meio do nada, levamos muita água, bastante comida rápida e fácil de fazer e improvisamos um fogãozinho com pedras e latinha! Ficamos uns 3 meses enjoados de macarrão. rsrs

Contratempo do Tempo

Foi uma noite difícil aquela. rs... chovia muito, tentamos colocar a barraca em um local estratégico, fizemos um teto de lona, mas ainda assim molhamos bastante... O bom é que sempre há outros loucos pra acompanhar. O Júnior e outro animado passaram uma das noites mais chuvosas, zelando pelas barracas e fazendo caminhos ao redor para o escoamento da água.

Cachoeira do Cambota

A cachoeira do Cambota é a mais perto e de mais fácil acesso em Barão de Cocais. O sol não deu o seu ar da graça e tomar banho foi uma tortura pra mim, Dália, porque para o Junior foi festa do mesmo jeito! Com uma turma grande e um violão o luau foi certeiro!

Passamos duas noites e um dia na Cachoeira do Cambota. O restante do pessoal resolveu ir embora. Poxa, era terça de carnaval! Ainda tinha quarta e quinta e como na rodoviária de Barão de Cocais nos falaram da cachoeira da pedra pintada, resolvemos ir para lá sozinhos mesmo.
Voltamos pra rodoviária e de lá fomos para Cocais.
O "ali" de mineiro ainda me surpreende bastante. No ônibus, nos mandaram procurar o Bar do Lauro, para nos indicar o caminho pra cachoeira. Andamos 1 hora. Ao chegar lá, fomos informados que havia duas cachoeiras no caminho, uma maior (que ficava a 6 km do centro da cidade) e uma menor, a Cachoeira da Pedra Pintada, que fica a 4,5 km da centro. Resolvemos ir então para a menor (cerca de 2 horas e meia de caminhada).
Infelizmente não há muitas placas pelo caminho. Mas chegamos a ela passando por muitos morros e caminhos de grandes pedras. Ao chegar perto do lugar do camping, tivemos que descer um barrando estreito, bagagem por bagagem...

Mas valeu a pena! Que lugar lindo!
Armamos logo a barraca. E o teto de lona!
E não podíamos passar por essa viagem sem nenhum surpresa: a barraca quebrou! Tadinha! Já aguentou a gente por tantas viagens!

Na quinta resolvemos ir embora.
Voltamos ao Bar do Lauro, que ainda estava fechado, e lá esperamos o ônibus para a rodoviária. Conhecemos uma pessoa "Pestacular"! O pestacular Sr. Paulo que nos fez companhia até Barão de Cocais.

Terminamos a nossa aventura com muita roupa molhada, muito barro e muita história pra contar!!!
Até a próxima! Que seja tão boa quanto todas as outras!